O Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva, em Castro Daire, acolheu, dia 11 de dezembro, a apresentação do volume LXXXII da revista “Beira Alta”, um importante repositório de conhecimento sobre o território e a história da região.
A sessão contou com participação do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, do secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, do presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, e da diretora da Revista “Beira Alta”, Fátima Eusébio.
Entre outros, marcaram, ainda presença, o presidente da Câmara de Aguiar da Beira, Virgílio da Cunha, o presidente da Câmara de Oliveira de Frades, João Valério, e o presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira.
O volume apresentado por Jorge Adolfo reúne sete artigos que abordam temas como a muralha medieval de Viseu, os lagares rupestres de Moimenta da Beira e a transumância na Serra de Montemuro.
A revista Beira Alta foi fundada em 1942 como uma “revista trimestral para a publicação de documentos e estudos relativos às terras da Beira Alta”. Inicialmente publicada pela Junta Distrital de Viseu, a sua gestão transitou em 1978 para a Assembleia Distrital de Viseu, e, desde 2015, é acolhida pela CIM Viseu Dão Lafões, que garante a continuidade deste projeto editorial de referência.