À luz da magia do Natal, a Câmara Arganil apresentou ontem em conferência de imprensa, um alargado e diversificado programa de iniciativas para a quadra, que se propõe promover o espírito natalício e a atrair as pessoas ao centro histórico e ao comércio tradicional. Luís Paulo Costa, presidente da autarquia, deu a conhecer as ações previstas, anuncia a autarquia.
A partir do mês de novembro, dia 24 e, numa “ótica de revitalização e dinamização do comércio local, a iniciativa Este Natal Compre Cá convida todos, até 6 de janeiro, a fazer compras no comércio local. Os talões de compra dão prémios que podem ir dos 250 aos 750 euros em vales nos estabelecimentos aderentes”, refere em nota a Cãmara..
Ainda direcionado ao comércio local e, a partir de dezembro, as mais belas Coroas de Natal vão estar expostas nos estabelecimentos aderentes e, a concorrer para os três prémios que a autarquia reservou para os melhores e mais originais trabalhos, através do concurso Coroas de Natal – Comércio de CÁ, salienta.
Dentro da temática de decoração de Natal, mas dirigido a toda a comunidade, tem também lugar nos dias 3, 6 e 13 de dezembro os Workshops de Ornamentação de Natal orientados pela artesã Vanda Andrés, com o objetivo de, associado à quadra, contactar com as artes manuais e materiais endógenos.
O Mercado de Natal de Arganil, “após um ano de interregno está de volta e promete trazer consigo toda a magia a que já habituou o público”, frisa a edilidade. Entre os dias 9 e 12 de dezembro o centro histórico da vila de Arganil “enche-se de luz e de animação e, através das muitas barraquinhas de venda e dos melhores produtos locais, ideias para presentear a família e amigos, receitas para surpreender na Ceia de Natal entre outras tradições e costumes associados à quadra. Não vão faltar, naturalmente, o Pai Natal e os seus duendes, muita música e animação, balões, jogos e pinturas faciais”.
A programação continua na Cerâmica Arganilense com Hélder Bruno, a subir no dia 18 de dezembro ao palco do Auditório da Cerâmica Arganilense, para um concerto ao piano, acompanhado na voz por uma convidada especial a revelar em breve e, com as sessões especiais de cinema com enfoque nos filmes familiares e infantis: Sing! 2, no dia 22 de dezembro; O homem que inventou o Natal, no dia 26 dezembro e Boss Baby: Negócios de Família, no dia 29, todas em matiné.
Para o público infantojuvenil, durante a interrupção letiva, a Biblioteca Municipal de Arganil oferece um leque variado de atividades temáticas, assim como o programa Férias de Natal, que entre 20 e 23 de dezembro e 27 e 30 do mesmo mês, entre ateliers, workshops, jogos tradicionais e workshops vai garantir a animação e transformar estas férias nas melhores de sempre. As inscrições vão estar disponíveis em breve.
Os Presépios enquanto representação singela do nascimento de Cristo assumem particular importância nesta altura do ano e fazem-se exibir um pouco por todas as casas nesta altura. Em cerâmica, palha, tecido entre outros materiais, há quem os colecione até. Entre 20 de dezembro e 7 de janeiro, estes símbolos do Natal vão estar em mostra no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, sob o tema Presépios no átrio.
A programação dedicada à quadra mais bonita do ano termina com as Janeiras pela Voz do Fado. Uma iniciativa no âmbito do projeto À Beira do Fado que vai juntar a dois guitarristas profissionais, a Tocata do Grupo Etnográfico da Região de Arganil no dia 8 de janeiro em Benfeita e, nos mesmos moldes mas em Cepos, a Tocata do Rancho Folclórico Flores do Casal de São João. No dia seguinte, juntam-se à Tuna Popular de Arganil em Pomares e à Tuna Cantares de Coja em Pombeiro da Beira, para cantar as janeiras.
Para o executivo camarário e, na voz do presidente da Câmara: “trata-se de uma programação muito variada com uma grande vertente de dinamização social e económica” mas também “com iniciativas mais desconcentradas e de âmbito cultural” que acontecem “não só na sede de concelho mas também noutras freguesias”.