Vai decorrer no próximo dia 25 de março (sábado), a sessão pública de apresentação do Projeto de Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Mondego Sul, presidida pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
Situada na União de Freguesias de Ázere e Covelo, a antiga área Mineira de Mondego Sul será alvo de um investimento de 5,3 milhões de euros, cumprindo-se o objetivo de solucionar um passivo ambiental com mais de 30 anos, que permanentemente drenava águas com resíduos nocivos para saúde pública, para a Albufeira da Aguieira e, consequentemente, para toda a bacia hidrográfica do Mondego.
A autarquia e a comunidade “veem assim concretizada a sua vontade de colmatar os efeitos negativos provenientes desta área mineira” a céu aberto, pondo fim às suas “consequências nefastas” para Tábua e concelhos limítrofes, sublinha a nota da Câmara Municipal.
A intervenção será da responsabilidade da empresa EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., nos termos do respetivo contrato de concessão do Estado.