CentroTV

ARCIAL com dois atletas no Campeonato da Europa de ParaHóquei

A próxima edição do Campeonato da Europa de ParaHóquei EHF, que terá início amanhã, contará com a presença de dois atletas da ARCIAL, que integrarão a seleção nacional da modalidade.

Paulo Nunes e Vasco Vicente participaram nos diversos estágios de recrutamento e observação que se realizaram ao longo do ano e foram agora premiados com a escolha do selecionador nacional, Hugo Santos, para se deslocarem aos Países Baixos, que acolhem a prova entre os dias 6 e 10 de julho.

“É a terceira presença consecutiva de atletas da ARCIAL entre os eleitos para defender as cores de Portugal no Campeonato da Europa. Em 2017, Marco Marques fez parte da equipa que se sagrou campeã europeia em Amsterdão”, adianta em nota a ARCIAL.

O jogador da ARCIAL viria a receber, em janeiro do ano seguinte, o troféu de Atleta do Ano na Gala do Desporto de Oliveira do Hospital. Em 2019 foi a vez de Luís Travassos se ter deslocado a Antuérpia com a seleção, que se viria a sagrar vice-campeã.

No final desse ano, o atleta seria reconhecido como Atleta Revelação do Ano na Gala do Desporto de Tábua. Agora, pela primeira vez, a escolha final do selecionador recai sobre dois atletas da ARCIAL.

A convocatória de Paulo Nunes e Vasco Vicente vem “dar brilho ao percurso iniciado em maio de 2016, quando a ARCIAL decidiu apostar numa modalidade em que acabou por alcançar notoriedade nacional, ao mesmo tempo que possibilita a um vasto conjunto de atletas com incapacidades a prática contínua de uma modalidade desportiva”, frisa a instituição.

A prática do ParaHóquei alavancou a criação da Academia de Desporto Adaptado da ARCIAL, “sob cuja capa têm sido praticadas modalidades como o boccia, futsal, remo indoor ou atletismo, este com mais de três décadas de tradição na instituição”.

Sob o comando do técnico João Quaresma, a aposta no ParaHóquei “permitiu inclusivamente à ARCIAL a conquista do Campeonato Regional Indoor e dos títulos de vice-campeão nacional na vertente Indoor e Outdoor, de que é a atual detentora.  Além disso, a instituição tornou-se numa das habituais fornecedoras de jogadores da seleção”, sublinha.

Recentemente, a ARCIAL também disputou o Troféu Distrital de Futebol de Praia Adaptado da AF Coimbra, que se disputou em Mira.

Portugal venceu as edições do Campeonato da Europa de ParaHóquei de 2015, em Londres (2-1 à Holanda, na final) e de 2017, em Amsterdão (3-2 à Itália). Em 2019, a equipa nacional também chegou à final, mas perdeu com a Itália por 3-0.