CentroTV

ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar

dav

A ARCIAL- Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi uma das 23 instituições de todo o país a ser contempladas com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2019.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 6 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e distinguiu com 30.500,00 euros o projeto “Cozinhar para Reabilitar”, destinado à modernização de uma cozinha com equipamentos semi-industriais para oferecer formação nas áreas de padaria e pastelaria.

O objetivo é aumentar a capacitação e a empregabilidade dos formandos que passam pelos cursos de Cozinha e Pastelaria da ARCIAL e alargar a capacidade de produção instalada, com vista a desenvolver um negócio social com produtos alimentares da região, nomeadamente os famosos biscoitos de canela e biscoitos de azeite, sobejamente conhecidos na cidade de Oliveira do Hospital no âmbito de iniciativas como a campanha “Dou Mais Tempo à Vida” ou o Mercadinho de Natal.

Para a implementação deste projeto, a ARCIAL prevê ainda a certificação dos seus produtos gastronómicos e o estabelecimento de um conjunto de parcerias com algumas das unidades comerciais e turísticas de referência da região que permitam a criação de uma rede de pontos de venda.

Foi a segunda vez que a ARCIAL foi distinguida no âmbito desta iniciativa. Em 2017, arrecadou mesmo o 1.º prémio com o projeto “Flores Ser”, destinado à implementação de uma estufa e à aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones certificadas – medronheiro, sobreiro, carvalho negral, carvalho alvarinho e pinheiro manso – destinadas a ações de reflorestação na área ardida dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Anualmente, a ARCIAL contribui para a ocupação, formação e integração socioprofissional de perto de duas centenas de cidadãos com um conjunto de atividades ocupacionais, terapêuticas e de formação desenvolvidas no âmbito das respostas sociais existentes na instituição – Formação Profissional, Centro de Atividades Ocupacionais, Unidades de Residências Autónomas e Centro de Recursos para a Inclusão.

O prémio BPI capacitar, criado em 2010, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade, através da implementação de projetos de inclusão social, sendo uma das iniciativas mais relevantes de responsabilidade social corporativa em Portugal.