CentroTV

Aristides Sousa Mendes vai ter honras de Panteão Nacional

Aristides Sousa Mendes salvou milhares de refugiados

O antigo Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, recebe hoje, honras de Panteão Nacional.

Enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão de França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas do presidente do conselho de ministros António de Oliveira Salazar, que acumulava a função de ministro dos Negócios Estrangeiros, e durante três dias e três noites concedeu vistos de entrada em Portugal a milhares de refugiados, incluindo muitos judeus, que fugiam da Alemanha, Áustria, da própria França e dos países já ocupados pelos exércitos alemães, mas também outros indivíduos de cidadania portuguesa, britânica, americana, etc. que tentavam regressar às suas pátria.

A cerimónia terá início às 11 horas. Contará com a presença do presidente da República, do primeiro-ministro e do presidente da Assembleia da República, bem como de membros da família de Sousa Mendes.

Os restos mortais de Sousa Mendes irão permanecer no cemitério de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, e o o túmulo na sala dois do Panteão Nacional, em Lisboa, vai estar vazio, o designado cenotáfio.