CentroTV

ARS Centro emite medidas de prevenção a adotar no Natal e no Ano Novo

D.R.

No contexto das festas de Natal e de fim de ano, e perante a atividade epidémica COVID-19 no nosso País, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro vem recordar, junto da população, “a necessidade do cumprimento cívico e responsável das medidas de saúde pública em vigor”.

Distanciamento de 1,5 metros em espaços públicos ou partilhados por pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar; uso de máscara facial, em ambiente interior e nas situações em que não seja possível assegurar o distanciamento físico; higienização das mãos – lavagem com água e sabão ou sabonete líquido, ou esfregando-as com solução antissética de álcool-gel. Arejamento e ventilação dos espaços interiores, em especial quando partilhados – seja por meios naturais (portas e janelas), seja através de sistemas de ar condicionado, devidamente mantidos e assegurando a renovação de ar fresco.

Etiqueta respiratória – proteger a tosse e o espirro com o antebraço e não com a palma da mão. Caso tenha colocada uma máscara, não a deverá tirar antes de espirrar ou tossir, mas deverá substituí-la, após higienização das mãos. Autoavaliação diária de sinais e sintomas sugestivos de infeção (febre/arrepios de frio, corrimento nasal, dores de garganta, dores de cabeça, tosse, falta de ar, perda ou alteração do olfato ou do paladar, dores musculares…). A sua presença implica isolamento imediato e contacto telefónico com o seu centro de saúde ou com o SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e orientação.

Vacine-se contra a COVID-19 e, quando recomendado, contra a gripe. Esta vacina é gratuita a partir dos 60 anos de idade e está disponível nos Centros de Vacinação. Vacine-se, também, contra outras infeções respiratórias, com a orientação do seu médico de família. Proteja-se, protegendo os outros.

Teste-se regularmente para detetar o vírus da COVID-19. Nesta época festiva faça o seu teste na data o mais próxima possível dos seus convívios familiares. A testagem permite detetar casos sem sintomas que, de outra forma, iriam infetar terceiros.

Evite aglomerações fora do seu núcleo familiar. As festas familiares alargadas são oportunidades de transmissão da COVID-19 e de outras infeções respiratórias. Nos convívios familiares mantenha o distanciamento entre as pessoas, redobrando os cuidados para com as pessoas mais idosas e mais vulneráveis. Sempre que possível use máscara.

Evite viagens desnecessárias.

Proteja os mais vulneráveis – como é o caso dos idosos e dos doentes crónicos graves.