CentroTV

ARTIS de Seia com inscrições até 3 de abril

Decorre, até ao próximo dia 3 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, que se realiza na Casa Municipal da Cultura de Seia, de 2 de maio a 30 de junho, sob o tema “E Agora?”.

Os artistas interessados em participar nesta mostra podem apresentar trabalhos inspirados na temática proposta ou de tema livre, sendo que, nos domínios da pintura e fotografia, as inscrições estão limitadas a um máximo de duas obras por artista, cujas dimensões não ultrapassem 100 X 100 cm na pintura e 45 X 35 cm na fotografia.

Para efeitos de seleção, os trabalhos devem ser enviados em suporte digital e podem ser acompanhados de uma breve descrição.

O tema “E Agora?” tem subjacente, de um modo geral, a visão da arte em tempos de mudança e de crise, de acordo com a fundamentação elaborada pelos artistas locais: “Enquanto elementos dinâmicos das transformações culturais, poderão os artistas imaginar e mostrar rumos alternativos, explorar os caminhos do futuro? A História repete-se sempre no pior sentido, mas ninguém desvalorize o poder da Arte enquanto janela do sonho e da esperança. As crises que vão moldando o nosso tempo têm abalado todas as referências tradicionais, suscitando interrogações e reflexões a propósito dos novos desafios que o presente nos coloca, exigindo as mudanças necessárias para enfrentarmos os obstáculos e perigos avistados no futuro – que é já amanhã. Aproximamo-nos claramente de uma encruzilhada. E agora?“

O Festival de Artes de Seia – ARTIS, que conta com a sua 13ª edição, é organizado pelo Município de Seia e a Associação de Arte e Imagem de Seia, e tem como principal enfoque a valorização da criação artística dos agentes locais, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, mas também da música e outras áreas criativas, onde, a partir deste ano, cabe por exemplo a expressão dramática.

Festa das artes inclui mostras de música e teatro Afirmar Seia no contexto da animação artística, proporcionando, preferencialmente, aos artistas locais a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos e, por sua vez, estimular a criatividade, nas diversas áreas, estão na base do novo modelo do Festival de Artes de Seia – ARTIS.

Assim, para além das exposições coletivas de Pintura, Escultura e Fotografia, que de maio a junho estarão patentes na Casa Municipal da Cultura, Posto de Turismo e Museu do Brinquedo, o Festival integra este ano na sua programação um conjunto de manifestações artísticas, fomentando a participação cívica, criatividade e solidariedade.

A ARTIS conta assim, no dia 16 de maio, com a 3ª edição da Mostra de Música Moderna de Seia (MMMS).

Destinada a grupos e/ou músicos locais, a MMMS tem como principais objetivos o incentivo e promoção dos projetos originais dos músicos de Seia, bem como criar oportunidades de afirmação de valores e talentos locais.

A participação na mostra pressupõe a apresentação de 3 temas inéditos, com a duração superior a 3 minutos e meio, em que pelo menos um terá de ser subordinado ao tema da edição deste ano da ARTIS.

As músicas deverão ser entregues até às 18 horas do dia 4 de maio, altura em que será feita a seleção dos temas, com a participação dos músicos envolvidos. No dia 17 de maio, crianças e jovens portadores de multideficiências mostram o seu valor e talento no palco da Casa Municipal da Cultura de Seia, na 6ª edição do Festival Especial.

Nesta 13ª edição de ARTIS, a expressão dramática também merece destaque, incluindo na sua programação, de 25 a 30 de maio, o IX Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil, com espetáculos dos grupos de teatro das escolas, do ator António Fonseca, encerrando com espetáculo “Oxalá não demore ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome”, do Teatro da Academia de Viseu.

No âmbito do festival estão ainda programadas ações como a apresentação do exercício final do Curso de teatro, em data a definir, performances do Agrupamento de Escolas de Seia, sessões de filmes ligados às artes – 7ª Sena _ Núcleo Cinéfilo de Seia, atividades de rua, oficinas de pinturas, etc.