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As 10 marcas de carros mais vendidas em Portugal no primeiro semestre de 2022

Quais serão as marcas de carros mais vendidas em Portugal no primeiro semestre de 2022? Esta é a principal pergunta dos consumidores, sobretudo com vários acontecimentos que marcaram os primeiros seis meses do ano.

Como é que foram as vendas de veículos no primeiro semestre de 2022 em Portugal?

À semelhança dos restantes mercados europeus, o mercado automóvel nacional segue a tendência negativa. Assim, no primeiro semestre de 2022, houve uma contração de 9,4% na venda de automóveis (ligeiros e pesados) face ao período homólogo de 2021.

Em junho de 2022, a contração foi ainda mais acentuada, com a venda de automóveis de ligeiros de passageiros a caírem 18,1%. No caso dos ligeiros de mercadorias, a queda foi de 30,5%.

Quanto aos pesados, as vendas subiram 26,8% em junho de 2022. No total do semestre, o aumento foi de 9,2%.

As 10 marcas de carros mais vendidas em Portugal no primeiro semestre de 2022

Entre as 10 marcas de carros mais vendidas em Portugal no primeiro semestre de 2022, a Peugeot continua a ser líder, mesmo com uma quebra de 8,5% nas vendas.

Em segundo lugar, está a Renault, com uma quebra maior, de 38,2%. Para completar o top 3, está a Toyota, que ultrapassa a Mercedes-Benz, ficando a uma curta distância das vendas da Renault.

Eis as 10 marcas de carros mais vendidas em Portugal nos primeiros seis meses do ano, com o número de unidades vendidas e a quebra ou o crescimento das vendas face ao período homólogo de 2021:

  1. Peugeot — 8713 unidades (-8,5%);
  2. Renault — 5584 unidades (-38,2%);
  3. Toyota — 5434 unidades (+19%);
  4. Mercedes-Benz — 5239 unidades (-20,8%);
  5. BMW — 5078 unidades (-19,7%);
  6. Citroën — 4870 unidades (-12,8%);
  7. Dacia — 4386 unidades (+115,3%);
  8. Hyundai — 3976 unidades (+11,7%);
  9. Volkswagen — 3638 unidades (-15,6%);
  10. SEAT — 3555 unidades (-9,8%).

Mercado cai, mas há marcas a vender mais

Apesar do cenário de contração, sobretudo as perturbações que a indústria enfrenta por causa da falta de componentes, é normal que muitas marcas estejam em terreno negativo. No entanto, outras destacam-se, verificando um aumento nas suas vendas.

No caso dos ligeiros de passageiros, a CUPRA e a Dacia foram as que registaram um maior aumento nas vendas nos primeiros seis meses de 2022, com um crescimento de 268,8% e 115%, respetivamente.

Relativamente à Dacia, a marca subiu à sétima posição do ranking das marcas de carros mais vendidas em Portugal, tendo sido a terceira mais vendida em junho.

Destacam-se ainda as subidas da Kia (43,3%), da Toyota (19%) e da Hyundai (11,7%), as marcas menos afetadas pela crise dos chips e pela falta de componentes. A norte-americana Tesla também se destaca pelo aumento das suas vendas neste primeiro semestre de 2022, com um crescimento de 66,9%.

Marcas de luxo com performance positiva

No primeiro semestre de 2022, as marcas de luxo tiveram uma performance positiva no mercado nacional. Maserati, Bentley, Ferrari e Aston Martin registaram crescimentos de, respetivamente, 140%, 100%, 38,5% e 13,3%.

Apesar do crescimento elevado, estes valores traduzem-se em poucas unidades vendidas: 30 Bentley, 24 Maserati, 18 Ferrari e 17 Aston Martin.

Saiba porque os automóveis usados podem valer o mesmo que um novo?

Devido à escassez de veículos novos para entrega, a procura dos carros seminovos aumenta. Deste modo, os preços acabam por disparar, fazendo com que seminovos sejam vendidos aos preços de carros acabados de sair da fábrica.

Na origem da falta de carros novos está a estratégia que alguns fabricantes estão a aplicar para o uso de semicondutores: na escassez destas peças, optam por usá-las nos veículos com maior margem e em modelos menos poluentes, devido às metas rigorosas nas emissões de CO2.

Ao adotarem esta estratégia, muitos fabricantes otimizam a sua margem de rentabilidade. Por outro lado, evitam o pagamento de multas por não atingirem as metas de dióxido de carbono.

Outros fatores que levam aos atrasos na entrega de automóveis novos são o encarecimento e a falta de matérias-primas como o aço, o magnésio ou o néon. Deste modo, a produção tem de ser diminuída.

Onde pode encontrar o seu próximo carro usado?

Como resultado da falta de resposta do mercado dos carros novos, muitos portugueses estão a optar por plataformas como o PiscaPisca.pt para comprar carros usados de diversas marcas, como o caso de BMW usados.

Este motor de busca, de compra e venda de carros usados, pensado para todos os estilos de vida e necessidades do mercado, foi distinguido com o Prémio Cinco Estrelas na categoria de “Plataforma de Classificados – Automóveis”, com um índice de satisfação global de 77%, destacando-se a inovação, intenção de recomendação e preço/qualidade.

De acordo com alguns profissionais do setor, a procura de carros usados terá tendência a aumentar, sobretudo enquanto as questões relacionadas com a crise dos semicondutores e a falta de matérias-primas não forem ultrapassadas.