CentroTV

ASAE apreende quase 125 mil quilos de azeitona

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional Sul – Unidade Operacional Évora, desencadeou nos últimos dias uma ação inspetiva no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica, a um recetor de azeitona, no concelho de Reguengos de Monsaraz. azeitona.

A ação visou a “verificação dos requisitos legais em recetor de azeitona, tendo-se constatado que o espaço em causa efetuava, para além de receção, manipulação e conservação de azeitona de mesa sem estar devidamente licenciado para o efeito, sem as mínimas condições de higiene, utilizando água de furo sem qualquer controlo, identificando-se assim um perigo para a Saúde Pública, perigo esse atestado pela Unidade de Saúde Pública de Évora, a qual foi solicitada a sua presença no local”, adianta hoje em comunicado a ASAE.

Como resultado desta ação foi instaurado um “processo de contraordenação por incumprimento dos requisitos de higiene, falta de controlo da água para consumo humano, falta de licenciamento e falta de rastreabilidade, tendo sido suspensa a atividade na sua totalidade até à reposição da legalidade”.

Foram ainda apreendidos 124.850 kg de azeitona de mesa no valor de 43.553,50 mil euros e três equipamentos de pesagem não automáticos que serviam a prática da atividade sem estarem devidamente aferidos.