CentroTV

Associação Académica de Combra é alfobre para as Jotas, principalmente para a JS

A Associação Académica de Coimbra (AAC) é um alfobre para futuros dirigentes das juventudes partidárias, com destaque nos últimos anos para a Juventude Socialis (JS)

A tvAAC foi saber por onde andam os antigos dirigentes estudantis e revela que dos últimos dois mandatos, pelo menos, 11 membros das Direções-Gerais da Associação Académica de Coimbra(DG/AAC) ocupam cargos políticos nas Juventudes partidárias e em partidos.

Do mandato de 2019/2020, são seis os membros que agora exercem funções como dirigentes políticos.

Daniel Azenha, antigo presidente da Direção-Geral da AAC é coordenador dos estudantes socialistas pela Juventude Socialista de Coimbra e membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista (JS). Os seus vice-presidentes João Figueiredo e Mariana Felício ocupam os cargos de vice-presidente do Secretariado da JS na Concelhia de Santa Maria da Feira e membro da Comissão Nacional da JS, respetivamente, adianta ainda o texto da tvAAC

O administrador da AAC em 2019/2020, João Gonçalo pertence à Comissão Nacional do Partido Socialista (PS). Também o coordenador do pelouro de política educativa, João Reis desempenha funções como membro da Comissão de Jurisdição da JS.

João Lourenço, tesoureiro no mandato 2019/2020, atualmente pertence ao gabinete do ensino superior, na Juventude Social Democrata do Porto.

Do mandato de 2018/2019, são cinco os antigos dirigentes associativos que agora desempenham funções politicas em juventudes ou partidos políticos.

João Albuquerque, antigo chefe de gabinete da AAC, atualmente pertence à Comissão Nacional de Jurisdição da juventude socialista. Rui Pinto, coordenador do gabinete de empreendorismo da DG/AAC, é representante da JS na Comissão Nacional do Partido Socialista. Também António Madaleno, antigo coordenador do pelouro das secções desportivas, ocupa o cargo na Comissão Nacional da JS, refere ainda a tvAAC.

Carlos Diogo, coordenador do pelouro de Ação Social na DG/AAC, é, atualmente, coordenador do Gabinete de Estudos Federativos pela JS de Viseu e suplente da Comissão Nacional da JS. Diogo Almeida e Silva, coordenador do pelouro de política cultural, em 2018, é Presidente da Concelhia da Juventude Socialista de Santo Tirso.

Também outros antigos presidentes da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra desempanham funções políticas. José Dias, presidente da DG/AAC em 2015/2016, é membro do Secretariado Nacional da JS e representante da JS na Comissão Politica Nacional do Partido Socialista. Bruno Matias, presidente da DG/AAC nos mandatos de 2013/2014 e 2014/2015, é também membro do Secretariado Nacional da JS, refere a concluir o texto da tvAAC.

Fonte: tvAAC