CentroTV

Associação Empresarial de Coimbra crítica processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura

Horácio Pina Prata, presidente do NERC

A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC) lamentou hoje a exclusão da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

Em comunicado critica o processo de candidatura, por “falta de cooperação e abrangência dos atores locais”.

O NERC lamenta que “tenha sido uma oportunidade perdida” por revelar “uma atitude de falta de cooperação e abrangência com os diferentes atores locais, em que os próprios empresários da Região de Coimbra se incluem e não foram envolvidos”.

“É uma oportunidade perdida porque não ficou claro se a cidade tem uma estratégia de longo prazo e uma verdadeira dimensão Europeia para a Cultura, o que não é bom para o futuro do tecido empresarial da região de Coimbra”, revela, o NERC liderado por Horácio Pina Prata.

Acrescentando que “este mau resultado sirva de exemplo para situações futuras”, considerando em seguida que Coimbra “deve envolver todas as forças vivas disponíveis, como é o caso dos empreendedores, dos criadores de potencial produtivo e dos empresários”.

“A NERC, já preocupada com estas situações, em reunião, na Câmara de Coimbra, com o presidente e vereadores, no dia 26 de janeiro, apresentou diversas propostas com a preocupação de visão de médio e longo prazo, no desenvolvimento de projetos estruturantes para a cidade e região, de que os empresários deverão ser parte determinante e que urge implementar”, frisa.