CentroTV

Associações e Federações Académicas vão promover marcha de protesto em Lisboa

As Associações e Federações Académicas Nacionais irão promover, num ato uno  e conjunto, no próximo dia 21 de março de 2024 em Lisboa, uma marcha de protesto contra a inflação que se assiste na habitação estudantil, fator que já se constitui como uma  barreira no acesso ao Ensino Superior, adianta em nota a organização-

“São cada vez mais nítidas as dificuldades sentidas pelos agregados familiares portugueses em suportar a inflação desmedida no mercado imobiliário ponderado no  momento de decidir investir na carreira dos seus educandos”, frisam.

Acrescentando que “tal fator seria contornável pelo cumprimento, por parte da tutela, do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), delineado em 2018, com projeções até 2030, estando atualmente cumpridos míseros três por cento desse planeamento”.

A manifestação que tem como mote “Teto e Habitação, um Direito à Educação”, prevê concentrar, pelas 14h30 no Praça do Rossio, milhares de estudantes do Ensino Superior Português, que seguirão rumo à Assembleia da República, com o intuito de “se fazerem ouvir, e pugnar por respostas perante esta injustiça  e inércia governativa nesta matéria”.

O movimento alerta, e salienta, que a atual situação de habitação estudantil em Portugal está a “causar graves sequelas na qualidade de vida dos estudantes e nas saúdes financeiras das suas famílias, com muitas a enfrentarem condições de sufoco económico em prol da qualificação dos seus educandos. Isto é uma realidade com a qual não compactuamos”.