O astrónomo e comunicador de ciência, José Matos, guiou um grupo de participantes numa fascinante viagem celestial, debaixo do céu da Aldeia do Xisto de Fajão, na passada sexta-feira.
A experiência multissensorial, denominada “Astronomia no Equinócio”, foi a última do “Verão à Luz das Estrelas”, um “programa desenhado pela Câmara de Pampilhosa da Serra para fomentar a descoberta e despertar a curiosidade, o imaginário e até o conhecimento em relação aos fenómenos astronómicos”, revela em nota a autarquia.
“Tudo isto, a partir de um dos melhores sítios do mundo para a observação do céu noturno, o epicentro da certificação internacional do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, que se localiza em Pampilhosa da Serra”, sublinha.
O calendário de iniciativas do “Verão à Luz das Estrelas” contemplou “sessões acompanhadas como workshops, divulgações de ciência, canoagem noturna, entre outras, mas também incitou à imersão autónoma naquele que já é um dos principais ativos turísticos do território”.
“Se também pretender explorar o lado científico, emocional e aspiracional da relação com o firmamento num local onde as estrelas são mais brilhantes, vá a https://aumpalmodoceu.pt/ e parta à descoberta de um universo distante, aqui, tão perto”, informa a concluir.