CentroTV

Aulas da cantora Adriana Calcanhotto na Universidade de Coimbra em fevereiro

Adriana Calcanhotto vai dar cinco master classes no semestre em que será professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

A primeira acontece já a 22 de fevereiro, no Auditório da Reitoria, com o tema “Eu ando pelo mundo”, onde se vai abordar o percurso da cantora, as suas filiações na música brasileira (e não apenas), as razões da sua produção para crianças, entre outras.

A segunda master class, “Letra e Música”, realiza-se a 30 de março no TAGV e incidirá nas letras das canções, no debate letra de canção versus poesia e na relação da cantautora com os grandes letristas brasileiros (Caetano Veloso, desde logo) e com a poesia brasileira.

“O parangolé pamplona a gente mesmo faz” é o título da terceira master class que decorre a 19 de abril no Auditório da Reitoria. Trata-se de uma palestra que Adriana Calcanhotto fez em Berlim e no Rio de Janeiro onde, no final, o público pode dançar com os Parangolés (panos coloridos) da sua coleção.

A 24 de maio, no Teatro Paulo Quintela (FLUC), acontece a quarta master class, “Trobar Clus”, Trovadores I, uma aula sobre trovadores medievais. No mesmo local, a 21 de junho, realiza-se a última master class, “Trobar Nova”, Trovadores II, a segunda parte da aula sobre trovadores, desta vez sobre os contemporâneos. Todas as master classes, embora em datas e locais diferentes, decorrem no mesmo horário, entre as 16 e as 19 horas.

A entrada é livre mas é necessária inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. As inscrições são feitas online a partir do link na página da UC dedicada ao semestre de Adriana Calcanhotto, disponívelem www.uc.pt/adrianacalcanhotto

Outras iniciativas vão marcar a presença de Adriana Calcanhotto em Coimbra. A 8 de março, pelas 18H00, é apresentado, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras, o livro “É agora como nunca”.

Também em março, dia 18, tem lugar, na Casa da Escrita, o workshop “Literatura para a infância”. Trata-se de um ateliê entre a cantora e escritores e ilustradores de literatura para a infância.

O workshop é aberto a ilustradores, com inscrições limitadas, para conversa e discussão sobre temas de escrita e ilustração para crianças.

A segunda parte do workshop inclui ilustração, sob o mote ‘história para crianças a partir da UC’. A cantautora brasileira vai ainda promover uma conversa dedicada aos livros da sua vida, “Meus livros e nada mais…”, a realizar a 26 de abril, pelas 18H00, no Teatro Paulo Quintela na FLUC.

A 18 de maio, Adriana Calcanhotto participa na conferência de encerramento do ano letivo da FLUC com a iniciativa “Coimbra das Canções”, onde vai tocar algumas das suas músicas.

A residência artística inclui ainda duas exposições: em maio, e junho uma exposição interativa com discos e DVD da cantora, e em junho, uma exposição documental sobre a música brasileira em Coimbra.