CentroTV

Autarca denuncia corte “selvagem” de árvores em Oliveira do Hospital

Foram cortados vários plátanos centenários

João Dinis (PCP), membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, questionou órgãos autárquicos de O. Hospital sobre corte de árvores na EN230, no Ervedal da Beira, por parte da Infraestruturas de Portugal.

Em comunicado enviado à CentroTV, o autarca diz que se tratou de um “abate selvagem de vários e grandes plátanos e de outras espécies que se encontravam junto à berma da EN 230, entre Ervedal da Beira e a Ponte da Atalhada, sobre o Mondego”.

As queixas foram enviadas para a Câmara e Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e Junta de Freguesia da União de Freguesias e Ervedal e Vila Franca da Beira.

No seu entender este “abate selvagem” prefigura um “atentado ao nosso património vegetal e deu-se condições que também indiciam alguma ‘negociata’, uma vez que a madeira de Plátano é das mais caras”.

Acrescentando que “cumpre às Autarquias em causa tudo fazerem para esclarecer a situação e providenciar todas as iniciativas capazes de chamar à ordem quem tem responsabilidades directas pelo acontecido às árvores e da forma como aconteceu”.

O autarca comunista pretende ainda ser “informado, em detalhe, das diligências” que Câmara Municipal e Junta de Freguesia da UFEVFB já “tenham feito ou venham a fazer com o objectivo de esclarecer toda esta situação – que prefigura um autêntico atentado ao nosso património vegetal – e de responsabilizar quem o tiver de ser pelo acontecido”.