CentroTV

Autarcas da CIM Região de Coimbra querem extensão dos regimes excecionais aos municípios

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra decidiu hoje pedir ao Governo a extensão às autarquias dos regimes excecionais aprovados para a Administração Central face à pandemia de Covid-19.

Os presidentes dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniram hoje, através de videoconferência, com o objetivo de analisarem diversas ações centradas, sobretudo, nas preocupações trazidas pela pandemia COVID-19.

“A proposta de criação de um sistema de gestão logística de produtos e necessidades críticas na Região de Coimbra foi concertada tendo em vista assegurar que os recursos são permanentemente afetos às áreas mais necessitadas permitindo, desta forma, uma resposta mais célere e adequada”, adianta em nota de imprensa a Região de Coimbra.

Durante a reunião, foi também “acordado desenvolver esforços com vista à aquisição de uma reserva estratégica de material necessário ao combate da pandemia”.

A CIM Região de Coimbra vai, igualmente, solicitar ao Governo a “extensão à Administração Local dos regimes excecionais aprovados para a Administração Central, nomeadamente todas as matérias associadas à gestão de recursos humanos (em especial horas extraordinárias), bem como a possibilidade de recrutamento extraordinário de funcionários aposentados”.

Vai também apresentar ao Governo “uma proposta que permita acautelar e valorizar todos os trabalhadores municipais que desempenham funções essenciais na atual situação de exceção, como higiene urbana, abastecimento regular, assistência social e sistema de proteção civil”.

Adiantando ainda que vai “começar a trabalhar de forma articulada na preparação de medidas com vista ao estímulo da recuperação do tecido económico e social para o período pós pandemia iniciando-se, em breve, os trabalhos de preparação de iniciativas concretas para setores como o turismo”.