CentroTV

Autarcas da Região de Coimbra apoiam Cantanhede na contestação à exploração de caulinos

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra apoia a moção do Município de Cantanhede contra a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de caulino no concelho, rejeitando a implementação do projeto, anuncia hoje a CIM.

As intervenções, requeridas pela firma Silver Sand — Areias e Argilas, ficam situadas em três freguesias do Município de Cantanhede e tiveram parecer favorável da Direção-Geral de Energia e Geologia.

A presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, referiu que, tendo em “consideração a extrema proximidade com a Nascente dos Olhos da Fervença, onde é captada água para abastecimento de todo o Concelho de Cantanhede e parte de Municípios limítrofes, esta questão é extremamente preocupante e trava todo este processo que coloca em causa a sustentabilidade ambiental”.

“Consideramos que a possibilidade de licenciamento de uma exploração de caulino para a área em causa acarretará consequências negativas devastadoras, do ponto de vista ambiental, social e cultural, hidrológicas, de segurança, económicas (turísticas) irreversíveis, desvirtuando por completo os desígnios de desenvolvimento sustentável preconizados para o concelho de Cantanhede”, afirmou Helena Teodósio.

Neste sentido, os autarcas da CIM Região de Coimbra “pronunciam-se contra este processo que afetará a região no seu todo e irão solicitar uma audiência ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética para apresentar esta posição”.