CentroTV

Autarcas de Viseu indignados com supressão de três horários do Intercidades na linha da Beira Alta

Os autarcas da Comunicadade Intermunicipal Viseu Dão Lafões estão indignados com a supressão de 3 comboios na linha da Beira Alta.

“Foi com a mais profunda das indignações que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões tomou conhecimento que, a coberto da situação vivida pelo País, por força do surto pandémico COVID-19, a CP – Comboios de Portugal, E.P.E., desferiu mais um ataque ao interior e às suas gentes, ao suprimir 3 horários no comboio intercidades, desde o passado dia um de junho, sem que antes tenha estabelecido qualquer tipo de diálogo com a CIM Viseu Dão Lafões, nem com os municípios seus associados”, adianta em comunicado a CIM.

O Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões “manifesta, de forma unânime, o seu repúdio por tal decisão, exigindo a reposição, imediata, dos horários suprimidos, mantendo em funcionamento a operação até aqui desenvolvida”.

Acrescentando que “não pode, uma empresa que até é paga com os impostos de todos os portugueses, tomar decisões, que contribuem para o isolamento das nossas populações e que colocam em causa a coesão social dos territórios”.

O Conselho Intermunicipal questiona ainda o presidente da CP sobre “se o tão propalado reforço da oferta de longo curso apenas se destina ao Portugueses e às Portuguesas do Litoral e das grandes áreas metropolitanas. Neste sentido, não pode a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões deixar de afirmar que esta é mais uma decisão que isola o interior, fragiliza os nossos territórios e amplifica as assimetrias regionais”.