CentroTV

Autarquia de Góis distribui armadilhas seletivas para o controlo da vespa velutina

O Município de Góis promoveu, esta semana, uma ação de sensibilização para a captura e entrega de armadilhas seletivas para o controlo da vespa velutina no Concelho, que se realizou na Biblioteca Municipal de Góis.

Na Europa, esta espécie dispersou-se rapidamente por todo o território. Nas zonas onde ocorre, podem ser observados, a partir de junho, grandes ninhos, albergando muitas centenas de vespas, localizados sobretudo em árvores e estruturas edificadas, adianta hoje em nota a autarquia.

“O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas, contudo quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, pois as vespas tendem a reagir a qualquer ameaça aos seus ninhos”, realça.

 O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis “tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, cumprindo com o estipulado no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, nomeadamente na intervenção dos ninhos identificados”.

“Ciente das dificuldades dos apicultores em proteger os apiários desta espécie invasora preditiva de abelha melífera, a autarquia decidiu, em articulação com as cooperativas de apicultores que atuam no nosso território e das juntas de freguesia, promover uma ação de sensibilização para captura e entrega de armadilhas seletivas para o Controlo de Vespa Velutina. Nesta ação, foram distribuídas 150 armadilhas e atrativo para 60 dias, tendo sido explicado o modo de funcionamento das armadilhas, e os períodos do ano em que são mais eficientes na captura de vespas fundadoras”, revela ainda a edilidade.

 Estas armadilhas irão “auxiliar a monitorização e eventualmente minimizar os efeitos prejudiciais desta espécie exótica invasora pois o combate à disseminação desta espécie invasora só será mais eficiente com a colaboração efetiva e o mais abrangente possível de entidades locais, apicultores e população em geral”.

 “Se encontrar um ninho de Vespa Velutina, ou se suspeitar que se trata de um, comunique de imediato através da plataforma STOP VESPA, onde qualquer cidadão pode referenciar o avistamento de vespa ou a localização de ninhos”, lembra.

Para quem não dispõe de acesso à plataforma, pode reportar o avistamento das seguintes formas: Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis: prociv@cm-gois.pt