CentroTV

Aveiro acolhe I Encontro do Internato Médico da Zona Centro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) através do Gabinete de Formação Médica e em colaboração com a Comissão Regional do Internato Médico da Zona Centro promovem o I Encontro do Internato Médico da Zona Centro – orientadores de formação e médicos internos.

Esta iniciativa terá lugar esta sexta-feira, 16 de novembro, no auditório Diatosta do Hospital Infante D. Pedro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), em Aveiro,estando as inscrições a decorrer até à véspera do evento. A sessão de abertura decorrerá às 11h00.

 Colaboram neste evento, em estreita ligação com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e a Sub-região de Aveiro da Ordem dos Médicos, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e a Câmara Municipal de Aveiro.

 Com este encontro, pretende-se evidenciar as práticas de excelência na formação médica na região centro, com enfoque principal no distrito de Aveiro; criar um espaço de reflexão sobre formação médica pós-graduada, com sessões científicas e apresentação de trabalhos de investigação, bem como reforçar a relação entre os orientadores de formação e médicos internos.

Neste encontro, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e a Ageas vão atribuir o prémio para a melhor comunicação do I Encontro do Internato Médico da Zona Centro. O primeiro prémio terá um valor de 4 000 euros (aplicáveis em estágio ou formação no estrangeiro). Conscientes da necessidade de estimular e premiar o trabalho dos médicos internos, as melhores comunicações livres apresentadas sob a forma de posters  serão contempladas com prémios, com um valor total de 8000 euros, que estão distribuídos da seguinte forma:

      Será ainda atribuído o Prémio Inovação, que pretende distinguir o serviço, unidade de saúde, hospital ou Agrupamento de Centros de Saúde da região centro (abrangidos pela área de influência da SRCOM) que se destaque por ter desenvolvido ou estar a desenvolver um projeto de relevo na área da formação médica no internato. A submissão de comunicações terminou a 9 de Novembro.

     Entretanto, durante o evento, todos os participantes terão a oportunidade de ganhar um ‘Vale de formação SRCOM’, tendo de responder acertadamente às questões colocadas pelos oradores no final de cada sessão. O vencedor receberá um vale para usar no Portal de Formação da SRCOM, no valor de 50€, não acumuláveis com outros prémios a serem atribuídos no encontro. Os resultados serão divulgados e os prémios entregues na sessão de encerramento, aquando da entrega dos restantes prémios definidos para a iniciativa, sendo indispensável a presença do vencedor.