Aveiro vai receber em 2019 uma maratona – a primeira em Portugal continental que acontece fora de Lisboa e Porto.
A prova, designada de Maratona da Europa, vai realizar-se a 28 de abril e a organização promete que vai ser um evento desportivo com grande impacto na região.
A Maratona da Europa foi lançada hoje, no Museu de Aveiro, numa apresentação que contou com a presença de Paulo Costa, da Global Sport (organizadora do evento), Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, entidades parceiras da prova, e da antiga campeã Aurora Cunha, que é a madrinha da prova.
Na ocasião, Paulo Costa afirmou querer que a Maratona da Europa seja “a melhor maratona do país e uma das mais rápidas do mundo”. Aliás, o percurso foi pensado para que, à semelhança da maratona de Valência, “possa possibilitar marcas rápidas para os participantes”, de forma a atrair atletas de nível mundial.
Além do aspeto desportivo, a organização assegura que a prova vai ter impacto, contando com a envolvência de toda a região. “O objetivo é conseguirmos, nos próximos anos, internacionalizar cada vez mais a Maratona da Europa”, disse.
Pedro Machado destacou o facto de este ser mais um grande evento que a região consegue atrair: “A região Centro de Portugal quer continuar a posicionar-se como destino para grandes eventos. Faltava-nos uma maratona. Agora vamos tê-la, graças a uma equipa profissional de grande qualidade”. “Aveiro tem esta geografia fantástica, com características únicas para realizar esta prova. A Maratona da Europa vai ser uma porta-bandeira da região na captação de grandes eventos internacionais”, acrescentou.
O anfitrião Ribau Esteves sublinhou que esta prova “é uma aposta forte num território que se está a internacionalizar”. “Será muito mais que uma maratona, será uma aposta de toda a região, que acrescentará valor a todo o território português”, considerou.
As inscrições para a Maratona da Europa vão abrir a 5 de dezembro. Todos os pormenores mais concretos da prova serão conhecidos em janeiro.