CentroTV

Baixa de Coimbra revive Procissão dos Passos que há 80 anos não se realizava

O Bispo de Coimbra preside, amanhã,  à solene Procissão do Senhor dos Passos que irá percorrer as ruas da Baixa de Coimbra.

Esta procissão – que não se realizava em Coimbra há cerca de 80 anos – vai agora ser retomada, numa iniciativa conjunta da Irmandade do Senhor dos Passos da Igreja da Graça e da Paróquia de Santa Cruz.

Trata-se de uma recriação do caminho de Jesus Cristo para o Calvário, pautada por momentos de reflexão, silêncio e cânticos apropriados que louvam a paixão e morte do Senhor.

Com raízes ancestrais, esta procissão penitencial, própria dos tempos da Quaresma, veio por largas décadas a ser interrompida em Coimbra, razão que levou a Irmandade do Senhor dos Passos da Igreja da Graça, recentemente revitalizada pelo Bispo de Coimbra, a organizar este acto solene.

Depois da Missa das 15h00 presidida por D. Virgílio Antunes, na Igreja da Graça (Rua da Sofia), segue-se pelas 16h a procissão que contará com as meditações do Padre Carlos Augusto Noronha Lopes, Pároco de Buarcos e profundo conhecedor destas tradições espirituais populares. Abrilhantada pela Filármónica de Montemor-O-Velho, a procissão contará ainda com apontamentos músicais do grupo de canto “Ançãble”.

Uma das novidades desta procissão será o facto de que a Veneranda Imagem do Senhor dos Passos da Igreja da Graça estar revestida de túnica branca ensanguentada, ao invés da mais usual túnica de cor roxa, procurando-se assim uma maior verdade histórica, pois foi desta forma que o Senhor subiu ao Calvário, dando cumprimento à profecias de Isaías: “Quem é esse que vem de Edom com as vestes tingidas de vermelho? Quem é esse magnificamente vestido e que avança cheio de força?” (Is 63, 1) e do Livro do Apocalipse: “Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e seu Nome é Verbo de Deus.” (Ap 19, 13).