CentroTV

Baixa de Coimbra vai ter espaço de Cowork

O novo Espaço Municipal de Cowork, situado em plena Baixa da cidade, no Pátio da Inquisição, vai entrar em funcionamento no próximo dia 2 de maio.

O Cowork Pátio, desenvolvido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra para dar resposta às exigências das novas configurações da economia portuguesa, proporcionando a todos os empreendedores interessados um local de trabalho partilhado, com acesso aos recursos essenciais ao funcionamento de uma empresa, foi ontem visitado, depois da sessão solene comemorativa do 45.º aniversário do 25 de Abril.

A convite do presidente da autarquia, Manuel Machado, a placa do Cowork Pátio foi descerrada pelo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e pelo presidente da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha. As candidaturas podem ser apresentadas a partir de hoje.

Reabilitado o edifício da Ala Central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição, “estão agora reunidas as condições para que o novo Espaço Municipal de Cowork comece a acolher os empreendedores interessados em desenvolver as suas ideias e em transformá-las em negócios”, adianta a autarquia em comunicado.

O novo espaço contempla um conjunto de recursos necessários ao funcionamento de uma empresa (energia elétrica, internet, mobiliário, equipamento, salas de reunião com material informático, serviços de apoio e receção) e onde podem trabalhar e trocar ideias entre si, criar sinergias e formar parcerias de negócio.

“Um projeto que se insere, também, na estratégia de regeneração urbana da cidade e de revitalização do seu centro histórico e que pretende tornar este espaço num polo dinamizador de indústrias criativas e de incentivo ao aparecimento de novas empresas e negócios2, salienta a edilidade.

Este espaço municipal dispõe de uma sala de cowork, devidamente equipada, sala de reuniões e uma copa, bem como serviços de apoio e receção, e tem uma capacidade total de 30 a 40 pessoas. O seu horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo.