CentroTV

Balanço positivo para o Ensino à Distância no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) lançou um inquérito sobre a perceção dos seus alunos relativamente ao Ensino à Distância, tendo “recolhido diversos dados que transmitem uma impressão bastante satisfatória sobre este novo método de ensino”, refere a escola.

O questionário foi aplicado a cerca de 2000 alunos (as crianças da educação pré-escolar ficaram de fora) e foram obtidas 1310 respostas.

Com o inquérito “descobre-se que 90% dos alunos têm um grau de satisfação positivo sobre a qualidade do plano implementado pelo AEOH, sendo que 51% consideram mesmo que o plano satisfez bem ou muito bem. Estas percentagens cresceram quando os alunos foram questionados sobre os meios tecnológicos utilizados (94% de respostas positivas, sendo 65% de satisfaz bem ou muito bem), o apoio dos professores (95% positivas, com 72% de satisfaz bem ou muito bem) ou interação com os diretores de turma (97% positivas, com 76% de satisfaz bem ou muito bem)”.

Acrescentando que “apenas sete por cento a manifestou-se descontente quanto ao esclarecimento de dúvidas (dos restantes 93% houve 68% a dar respostas de satisfaz bem ou muito bem) e 6% a considerar-se insatisfeito com a apreciação dada aos trabalhos enviados (com 68% a dar respostas de satisfaz bem ou muito bem)”.

Os pais e família tiveram um “grande papel nesta nova realidade que é o ensino à distância. 71,6% dos alunos referem que tiveram auxílio na organização/realização das tarefas escolares, 49% dizem que foram acompanhados pelos encarregados de educação na maioria ou em todas as tarefas e 46,5% consideram que o acompanhamento dos encarregados de educação foi Muito Relevante (outros 38% julgaram-no Relevante)”.

Quanto ao desempenho dos alunos, 56% diz ter realizado todas as tarefas propostas pelos professores (e mais 37% diz ter feito a maioria) e 79% considera ter desenvolvido as suas aprendizagens através do plano de Ensino à Distância.

Os dados recolhidos no âmbito do “Questionário sobre resultados E@D no EAOH” podem ser consultados em https://docs.google.com/forms/d/1TcdkIhvpmM5KIdJgyzutHnFtp9-kUyh9vPHMPwRuZD0/viewanalytics .