CentroTV

Balcão Único do Prédio abriu em Anadia

O Balcão Único do Prédio (BUPi) já se encontra a funcionar, no edifício dos Paços do Município, em Anadia, desde o passado dia 12 de julho, permitindo aos munícipes identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de uma forma simples e gratuita, com o apoio de um técnico municipal.

O serviço é composto por uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial que reúne informação sobre as propriedades e os respetivos proprietários. A sua instalação surge, no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro ao Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera a instalação deste serviço de proximidade de “interesse fundamental”, salientando que “há muitos anos que nos debatemos com uma das maiores dificuldades que se prende com o cadastro do território do Município”.

No seu entender, este é “um ponto de partida para a identificação e registo do património, para podermos ter um cadastro no Município, tão importante nos dias de hoje, seja na parte florestal, seja na parte mais rural, onde se verifica a maior dificuldade na identificação das propriedades e dos proprietários dos terrenos. É uma oportunidade concedida às autarquias que aproveitaram a articulação entre esta plataforma de interligação com os serviços da Administração Central”.