As praias fluviais de Lapa dos Dinheiros e Loriga vão hastear, no dia 1 de julho, a Bandeira Azul, Bandeira Qualidade de Ouro e Praia Acessível. O galardão que atesta a classificação acessível também será içado, nesta data, na Praia Fluvial de Sandomil.
A ação simbólica vai ser presidida por Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Seia, contando com a presença da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, adianta a autarquia em nota.
A primeira praia a receber a bandeira é Sandomil, às 15h00, seguindo-se a Lapa dos Dinheiros, às 16h00, e finalizando, às 17h00, em Loriga.
As bandeiras atestam a boa qualidade das águas balneares e praias ambientalmente sustentáveis, bem como a segurança dos banhistas.
A classificação “acessível” pressupõe o “cumprimento de um conjunto de regras que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade”, salienta ainda a autarquia.
A “Bandeira Azul” é um “instrumento de distinção atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), reconhecido, a nível internacional como um eco-label, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente. A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental”.
No que diz respeito ao galardão de ouro, da responsabilidade da Quercus, a praia tem de ter, durante cinco anos consecutivos, a classificação máxima na qualidade da água.