CentroTV

BE alerta para descargas poluentes no rio Balsemão

O Bloco de Esquerda (BE) alerta para descargas poluentes no rio Balsemão, no concelho de Lamego.

O Núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda já “denunciou várias descargas no município, nomeadamente no Rio Balsemão que uma vez mais tem as suas águas contaminadas”, adianta o em comunicado enviado á CentroTV.

Membros do núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda estiveram na freguesia de Bigorne, Magueija e Pretarouca, por onde passa o Rio Balsemão. “Em plena N2, mais concretamente no cruzamento para a M521, foi possível ver que as águas do Rio Balsemão estavam, uma vez mais, a ser contaminadas por descargas poluentes”, afirmam os bloquistas.

Adiantando que as descargas 2ocorrem numa zona agrícola, contígua à Barragem de Pretarouca e bastante  sensível dada a proximidade a uma Estação de Tratamento de Água da Barragem de Pretarouca, que abastece os concelhos de Lamego, Tarouca e Resende e, em situações excepcionais, os concelhos de Castro Daire e Vila Nova de Paiva”.

O Núcleo Douro Sul do Bloco de Esquerda manifesta “uma vez mais a sua preocupação e indignação com as descargas ilegais de efetuadas no Rio Balsemão”.

Perante esta situação “lamentável e preocupante”, o Núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda acionou “desde logo todos os meios de denúncia e formalizou-se queixa junto das autoridades competentes (SEPNA – Serviço Especial de Protecção da Natureza da GNR, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara Municipal e Junta de Freguesia) para que se proceda à análise da qualidade da água e reparação dos danos causados. Confirmando-se a situação de crime ambiental, lutaremos até às últimas consequências pela preservação dos nossos rios e ribeiras e para que os autores sejam punidos”.