Bloco de Esquerda crítica estado das ETARs nos concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua.
“O Bloco de Esquerda sempre considerou importante e urgente encontrar uma solução viável a médio e longo prazo e uma solução efetiva a curto prazo para o tratamento eficiente dos efluentes residenciais e industriais, já que o estado da maioria das ETARs dos cinco concelhos envolvidos neste processo (Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela e Mortágua e Tábua ) é lamentável e preocupante”, adianta em comunicado enviado à CentroTV.
“Um bom número delas não estão a funcionar corretamente ou simplesmente estão inoperacionais, o que resulta num prejuízo enorme para os cursos de água nestes concelhos e em consequência para a saúde pública e para a fauna e flora que deles depende. Conhecemos e temos denunciado várias situações de casos gravíssimos nos cincos municípios, que se converteram em verdadeiros desastres ambientais em consequência do abandono total e da falta de manutenção que a maioria destes equipamentos sofrem”, refere ainda o BE.
Consideram ainda a criação da EIMAR- Empresa Intermunicipal de Águas Residuais, EIM, SA, como “bastante dúbia, pouco esclarecedora e com alguns riscos envolvidos”.
“Depois, existem as lembranças do passado que podem assombrar o presente, as concessões e privatizações já feitas e que tanto prejuízo nos trazem ainda hoje em dia, falamos da privatização das Águas do Planalto o que leva a que estes cinco municípios tenham das águas mais caras do país”, adiantam, considerando que “seria importante consagrar no contrato de gestão delegada a obrigatoriedade de garantir que a maioria do poder de decisão da empresa nunca sairá da esfera pública para assim evitarmos cometer os mesmos erros do passado”.