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BE envia 500 postais para António Costa a exigir ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Mangualde


A ligação entre a Linha do Norte em Aveiro e a Linha da Beira Alta em Mangualde, com paragem em Viseu, é prioritária para o Interior e para o Centro e Norte de Portugal, salienta o Bloco de Esquerda.

“Não é uma prenda de Natal que exigimos, é mesmo uma questão de justiça para toda uma região esquecida”, frisa o BE em nota de imprensa.

Para “dar força” a esta reivindicação, a candidatura do Bloco de Esquerda às Legislativas de 2022 pelo círculo eleitoral de Viseu “promoveu uma recolha de postais a enviar ao Primeiro Ministro, António Costa, no dia 24 de dezembro”.

No total, foram recolhidos 500 assinaturas em postais, durante “momentos de contacto com a população nas ruas do concelho de Viseu (Mercado Municipal, Feira Semanal, Mercadinho de Natal), com a maquete de um comboio a enquadrar a iniciativa (Blocomotiva)”, realça.

Também a candidatura do Bloco de Esquerda no círculo eleitoral da Guarda se juntou a esta reivindicação, que melhora a ligação entre os vários concelhos servidos por comboio nas beiras, diminuindo a distância ao litoral.

A concretização da ligação ferroviária entre Aveiro-Viseu-Mangualde, ligando aí com a linha da Beira Alta e com o distrito da Guarda, que por sua vez liga com a Linha da Beira Baixa, “deixaria, segundo números do próprio governo, Fornos de Algodres a 1 hora do Porto e a Guarda a uma hora de Aveiro”.

Viseu é a “maior cidade europeia sem comboio, e uma das três capitais de distrito do país sem ligação ferroviária. Esta tem sido uma das principais reivindicações para o distrito de Viseu, desde que perdeu a ligação ferroviária em 1990, quando encerraram duas linhas: a Linha do Dão (inaugurada em 1890), entre Viseu e Santa Comba Dão, onde entroncava na Linha da Beira Alta (inaugurada em 1882), e a Linha do Vale do Vouga (concluída em 1914), entre Espinho e Viseu”, sublinha ainda o BE.

A ligação de Aveiro a Mangualde, com paragem no concelho de Viseu, “está prevista na apresentação feita pelo Governo, a 19 de Abril de 2021, do processo para a criação do Plano Ferroviário Nacional. Mas para já não passa de uma intenção, é preciso colocar o acesso a Viseu nas prioridades do futuro Plano Ferroviário Nacional”.

Acrescentando que “apesar da apresentação do Governo de abril, José Rui Cruz, deputado do PS na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viseu, descredibilizou a solução dizendo que tem dúvidas de que a nova linha ferroviária Aveiro-Mangualde seja uma realidade”.

Adiantando ser “esta uma solução de mobilidade já presente no PROJETO DE LEI Nº 1204/XIII/4ª, apresentado na Assembleia da república em Abril de 2019 e chumbado com os votos contra do PSD, PS, e CDS-PP”.

O Bloco de Esquerda continua a “bater-se por uma visão modernizadora de toda a rede ferroviária, considerando prioritário realizar os investimentos necessários para que o transporte ferroviário substitua efetivamente o transporte rodoviário, passo fundamental para atingir as premissas constantes nos objetivos europeus para a neutralidade carbónica e nos acordos internacionais para a descarbonização da economia assinados pelo Estado Português”, conclui.