CentroTV

Bispo de Coimbra celebra Pentecostes na Igreja de Santa Cruz

Conforme previsto no Calendário Jubilar, hoje, a Igreja de Santa Cruz acolhe o encerramento do mês de Maio, popularmente conhecido como “Mês de Maria”.

Nesta ocasião, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, presidirá à Eucaristia Dominical, às 18h, seguida da oração do Terço, pelas 19h, numa transmissão que poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Diocese de Coimbra e do Jubileu.

No fim-de-semana em que se retomam as celebrações comunitárias, e em que a Igreja celebra o Pentecostes, a solenidade do Envio do Espírito Santo, a cinquenta dias da Páscoa, esta celebração tem um sabor especial: da mesma forma que os Apóstolos saíram do “confinamento” do Cenáculo para iniciarem a obra da Evangelização, as nossas comunidades cristãs, sob a Luz do Espírito Santo, retomam o encontro semanal para a celebração da Eucaristia, depois de mais de dois meses de ausência de Missa pública.

No Mês de Maio, o povo cristão volta-se ainda de forma singular para a Virgem Maria e através da oração do Terço confia-lhe os seus motivos de prece, particularmente sentidos neste tempo de pandemia. Também o Senhor Bispo de Coimbra, no primeiro dia de Maio e em todos os sábados deste mês, desde o Oratório da Casa Episcopal, transmitiu em direto a recitação do Terço.

Nesta celebração, D. Virgílio Antunes deseja expressar um gesto de proximidade, consolação e homenagem às vítimas da doença e aos profissionais diretamente envolvidos no combate à Covid-19.

A cerimónia conta com a presença e participação especial de representantes dos profissionais de saúde, cuidadores de idosos e pessoas frágeis, bombeiros, forças de segurança, militares e voluntários.