CentroTV

Bispo de Coimbra preside à Missa e Imposição das Cinzas na Sé Catedral

Amanhã, quarta-feira de cinzas, Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, celebra Missa com o rito da Imposição das Cinzas, às 21h00 na Sé Catedral.

“A Quarta-feira de Cinzas assinala o início da Quaresma, um período de quarenta dias que precede a Páscoa, durante os quais somos convidados à conversão”, adianta a Diocese de Coimbra.

As cinzas sagradas resultam da “queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior e assumem um duplo significado: um ato penitencial perante a consciência do pecado e da fragilidade humana, mas também um sinal concreto de arrependimento e conversão, que nos impele a percorrer o caminho de renovação e esperança que nos há de conduzir à Páscoa e à Ressurreição do Senhor”.

De acordo com a tradição litúrgica, depois de benzidas e aspergidas com água benta, o Sacerdote impõe as cinzas a todos os presentes, dizendo uma das seguintes expressões: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” ou “Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás de voltar”.

“Animados pelo Ano Jubilar que estamos a viver”, a Diocese de Coimbra “convida cada um dos seus membros a viver esta Quaresma de forma diferente, como uma oportunidade única de recomeçar, olhos postos na Páscoa e na mensagem transformadora de Jesus Cristo”.

Com este espírito, “somos convocados para viver este tempo favorável da Quaresma, tempo de preparação para o encontro com Cristo morto e ressuscitado, o centro da nossa vida, da nossa fé e da nossa história”, sublinha a concluir a Diocese.