CentroTV

Bispo de Coimbra preside à Procissão do Senhor dos Passos

No próximo domingo 8 de março, a Irmandade do Senhor dos Passos da Igreja da Graça e a Paróquia de Santa Cruz levam a efeito, pelo segundo ano consecutivo, a procissão solene com a imagem do Senhor dos Passos que se custodia na Igreja da Graça, na Rua da Sofia.

A celebração tem início com a Missa presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, às 15hh00, à qual se segue a procissão pelas ruas da Baixa de Coimbra, com início às 16h.

A Igreja da Graça foi de resto a sede dos Eremitas de Santo Agostinho, congregação já extinta que foi responsável pela introdução em Portugal deste tipo de procissões de Passos. Com efeito, em pleno tempo da Quaresma, a contemplação dos passos da Paixão do Senhor, traduz-se numa oportunidade única para uma catequese popular, em plena rua, onde as imagens, os cantos e as meditações convidam à interioridade e à oração.

Uma vez mais, as reflexões da procissão de Passos serão dirigidas pelo padre Carlos Noronha Lopes, pároco de Buarcos, que com a sua equipa orientará também os cantos à Paixão de Jesus.

Após a saída da procissão da Igreja da Graça, com o andor de Nosso Senhor dos Passos, a procissão conduz até à Praça 8 de Maio, onde o andor de Nossa Senhora das Dores aguarda, na frente da Igreja de Santa Cruz a chegada do andor principal. Aí de recorda o encontro de Jesus a caminho do Calvário com sua Mãe, a Virgem Maria. À porta da Igreja de São Tiago uma nova paragem e meditação. Em frente do Arco de Almedina, escuta-se a lamentação da Verónica, representando assim este quadro da piedade tradicional.

Este ano – uma novidade em relação ao ano anterior – aquando do regresso à Igreja da Graça, a procissão interrompe-se novamente na Praça 8 de Maio, quando o andor do Senhor dos Passos entra no interior do templo de Santa Cruz e após a reflexão e o canto, dá lugar ao esquife com o Senhor Morto, que é conduzido até à Igreja da Graça, onde com a bênção final, o Bispo de Coimbra encerra este acto público de piedade.

Nesta procissão, tomarão parte as irmandades e confrarias da Cidade de Coimbra, as crianças da catequese que levam os sinais da Paixão do Senhor, e os agrupamentos de escuteiros do concelho de Coimbra. Os andores e o pálio são conduzidos por diversos grupos onde se destaca a Confraria da Rainha Santa Isabel e os Cavaleiros da Ordem do Santo Sepulcro.