CentroTV

BLC3 entre os sete projetos mais importantes do InvestEU

A BLC3- Campus de Tecnologia e inovação, sediada em Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU.

“O investimento em pessoas e ideias marcam a diferença em cada região, sendo a BLC3 um dos grandes exemplos da concretização de ideias inovadoras que contribuem positivamente para as questões de sustentabilidade e bioeconomia a nível europeu”, adianta aquela entidade em nota de imprensa enviada à CentroTV.

A associação foi “sinalizada pela União Europeia no contexto do combate à desertificação com base na riqueza gerada na floresta, através de dinâmicas, conhecimentos e projetos de bioeconomia”, com o projeto Centro Bio.

A BLC3 é destacada pela “aposta na investigação que visa gerar riqueza a partir dos resíduos florestais e consagrar essa investigação numa biorefinaria de produção de biopetróleo, para posterior produção de biocombustíveis e bioprodutos”.

Numa região “predominantemente rural e com uma grande área florestal, o principal objetivo consiste em encarar estes territórios como uma oportunidade para gerar empregos qualificados, combater a desertificação que assola o interior de Portugal e desenvolver novas formas de valorizar recursos que todos os anos ardem por não estarem a ser aproveitados”, frisa a BLC3.

A Bioeconomia e os recursos que a terra “gera todos os anos são uma opção estratégica para resolver os problemas do interior, e resolvendo dos problemas do interior, estaremos a contribuir muito para resolver os problemas dos incêndios rurais e florestais”.

João Nunes, presidente da BLC3 adianta que “é mais um reconhecimento internacional do extraordinário trabalho que uma equipa de jovens está a desenvolver numa região interior e rural, onde o projeto Centro Bio é, uma vez mais, um exemplo de excelência e inovação internacional. A Bioeconomia e as Biorrefinarias são uma realidade de desenvolvimento e aposta da UE.”