CentroTV

BLC3 integra projeto europeu P2P finBIO

O projeto europeu P2P finBIO (Peer to peer learning for financing of innovation in the food and bioeconomy) lançou um Design Option Paper (DOP) sobre como estimular o financiamento da inovação nos sectores da bioeconomia.

A Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação com sede no concelho de Oliveira do Hospital faz parte deste projeto.

O DOP inclui os “resultados de cinco viagens de estudo e workshops realizados pelos parceiros do projeto para a troca das melhores práticas e clarificar as oportunidades de financiamento da inovação na Andaluzia (Espanha), França, Portugal e Países Baixos”, adianta hoje a BLC3 em nota.

O DOP analisa os “pontos fortes e fracos de cada região e oferece recomendações aos principais interessados identificados (Governo, empresas privadas, Business Angels, Fundos de Capital de Risco, Aceleradores e Organizações de Cluster)”.

“Finalmente, identifica oportunidades de financiamento e programas para que as PME transformem uma ideia em negócio. O P2P finBIO seguiu a metodologia Twinning+, um processo de revisão e discussão entre pares, através de pesquisa de campo e workshops. Esta metodologia permitiu uma compreensão completa e multidimensional tanto do ambiente em que outros agrupamentos operam como das ligações de apoio entre pares dentro das organizações. Libertar o potencial da bioeconomia circular para as PME da UE”, frisa.

O Acordo Verde Europeu sublinha a “importância da utilização de recursos biológicos renováveis e da sua conversão em produtos de valor acrescentado. No entanto, apesar da Europa ser líder mundial no compromisso de uma bioeconomia sustentável e circular, muitas empresas inovadoras ainda não conseguem desbloquear totalmente este potencial no desenvolvimento dos seus projetos e processos tecnológicos, devido a dificuldades no acesso ao financiamento, apesar das oportunidades disponíveis a nível nacional e europeu. Um estudo do relatório do Banco Europeu de Investimento mostra que 77% de todas as empresas de bioeconomia demonstraram dificuldades no acesso ao financiamento”.

O financiamento desempenha um “papel crítico na inovação, permitindo às PME e organizações realizar investigação, adotar tecnologias, bem como desenvolver e comercializar estas inovações”, salienta ainda a BLC3.

O objetivo geral do P2P finBIO é permitir que as instituições de apoio à inovação e os clusters em toda a Europa melhorem os mecanismos e metodologias para ajudar as PME a angariar financiamento como meio de aumentar a competitividade, o crescimento e o emprego na Europa. Sobre o projeto

O P2P finBIO é coordenado pelo Food & Bio Cluster Denmark e composto por quatro outras organizações europeias relacionadas com os sectores da bioeconomia. Os cinco parceiros fazem parte do ecossistema de inovação dos seus países e oferecem serviços de gestão da inovação, internacionalização da I&D e acesso ao financiamento.

Os parceiros são: Food & Bio Cluster Dinamarca (Dinamarca) • Foodvalley NL (Países Baixos) • Technological Corporation of Andalusia (Espanha) • Bioeconomy for Change (França) • Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação (Portugal) Este projeto foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia.