CentroTV

Bloco de Esquerda de Viseu quer Câmara a realizar testes gratuitos Covid-19

O Bloco de Esquerda de Viseu quer Câmara a realizar testes gratuitos Covid-19.

“Há medidas que podiam e deviam estar a ser tomadas pelo município, como é o caso da generalização de testes rápidos gratuitos em vários pontos da cidade, como já acontece noutras localidades”, adianta o BE em nota.

Esta seria uma “medida efetiva para quebrar as cadeias de contato, um investimento para toda a população que vive e visita Viseu, para intervir rapidamente na identificação de focos de infeção e, com isso, interromper circuitos de propagação evitáveis”, salienta. 

Acrescentando que com uma “política ativa de identificação de casos positivos podemos trabalhar para que haja menos infetados, evitando medidas mais drásticas que estão a pôr em causa a saúde, a cultura, e muitas outras atividades cidadãs e económicas”.

Esta seria uma “medida eficiente, ao contrário de medidas incompreensíveis e demagogas como a reabertura do trânsito no centro histórico que, ao contrário do que é propagandeado, promovem a concentração de pessoas”. 

Com o espaço de circulação “mais limitado, os pedestres têm que circular em cima uns dos outros e das esplanadas para se desviar do trânsito agora promovido pelo município”, refere ainda o bloco.

“Esta medida terá, certamente, outro objetivo que não o de evitar contatos no centro histórico”, conclui.