CentroTV

Bolsa de alojamento urgente e temporário na Região de Coimbra com capacidade para 112 pessoas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e os Municípios que a constituem assinaram, recentemente, protocolos de colaboração para candidaturas ao abrigo da “Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”.

Este apoio financeiro, com comparticipação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), é destinado a financiar a realização de projetos de Centros de Acolhimento Temporário, Centros de Acolhimento de Emergência Social e Apartamentos de Transição.

Este investimento visa criar uma resposta estruturada e transversal para as pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência (devido a acontecimentos excecionais ou imprevisíveis ou a situações de risco iminente) ou de transição (situações que, pela sua natureza, necessitam de respostas de alojamento de acompanhamento antes de poderem ser encaminhadas para uma solução habitacional definitiva).

Os Municípios e empresas municipais são os responsáveis pela implementação e execução física e financeira de investimentos. A CIM Região de Coimbra assegura a gestão técnica e garante uma visão geral e integrada dos Alojamentos Urgentes e Temporários na Região de Coimbra.

Até agora a CIM Região de Coimbra já submeteu 17 candidaturas, a que correspondem a 69 alojamentos e capacidade de 128 pessoas, com investimento previsto de 2.627.517,46 €.

Já foram assinados 14 contratos de comparticipação com o IHRU, referentes a investimento que serão promovidos pelos Municípios de Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Tábua e a Empresa Municipal Figueira Domus, num total de investimento de cerca de 2,2 milhões euros, para 60 alojamentos de emergência e de transição e para uma capacidade de 112 pessoas.

A CIM Região de Coimbra vai continuar o trabalho conjunto com os municípios e o IHRU para preparação e submissão das candidaturas de todos os municípios.