CentroTV

Bolseiros de investigação vão protestar na Universidade de Coimbra

Os bolseiros de investigação tem marcados para hoje diversas ações de protesto, tendo em Coimbra organizado uma manifestação junto à Reitoria da Universidade de Coimbra.

“O processo em torno da prorrogação das bolsas de investigação, correspondente ao período de confinamento de 2021, tem sido marcado por avanços e recuos contínuos e pela inexistência de respostas às reais necessidades dos bolseiros, que viram o seu trabalho e as suas vidas ficar em suspenso durante vários meses. A mais recente solução apresentada pelo MCTES mais não é do que a criação de um mecanismo desnecessariamente burocrático, que, no final, apenas vai garantir a exclusão de um elevado número de bolseiros”, adianta a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

A ABIC considera “lamentável a forma como o Ministério tem vindo a proceder, desrespeitando os mais elementares pressupostos do diálogo. Mas mais lamentável é a forma como as promessas têm sido ditas e desditas ao longo dos últimos cinco meses. Na verdade, esta exigência trata-se do mínimo dos mínimos que permitiria colmatar o forte impacto deste último ano na vida e no trabalho daqueles/as que se encontram ao abrigo de um Estatuto que apenas lhes garante a desprotecção social. Querem-nos cansados/as e resignados/as, mas não desistimos! A ABIC reivindica aquilo que sempre se impôs e impõe: a prorrogação de todas as bolsas em 3 meses e em maior duração nos casos aplicáveis”.