CentroTV

José Dias dos bombeiros de Miranda do Corvo faleceu a combater incêndio na Serra da Lousã

José Augusto Dias, de 55 anos e natural de Fraldeu, Coimbra, morreu este sábado a combater as chamas que deflagram na Serra da Lousã.

A vítima mortal era Sub-chefe Bombeiros de Miranda do Corvo e contava com 39 anos de experiência nos soldados da paz.

José Dias era bombeiros há 39 anos

O grupo que chefiava no combate ao fogo na Lousã terá sido cercado pelo fogo, tendo pelo menos dois deles fugido por uma encosta.

No mesmo teatro de operações, dois Bombeiros do Corpo de Bombeiros Municipais da Lousã foram assistidos devido à inalação de fumo e um outro Bombeiro do Corpo de Bombeiros de Miranda do Corvo sofreu ferimentos nos membros inferiores (queimaduras).

O incêndio deflagrou pelas 18h26, mobilizando 250 operacionais e 70 veículos.

Fogo lavrava numa encosta de difíceis acessos e na altura da tragédia estava vento forte

O incêndio terá começado devido a uma trovoada seca. A Proteção Civil já tinha alertado para esta possibilidade durante o dia de hoje.

 O incêndio foi, entretanto, dado como dominado por volta das 21h00. No local decorrem ainda as operações de rescaldo e vigilância.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “expressa publicamente um voto de pesar e de solidariedades aos familiares, amigos e a todos os Bombeiros de Miranda do Corvo e de Portugal”, refere em comunicado.

O incêndio terá começado devido a uma trovoada seca

O Presidente da República lamentou, “com profunda consternação”, a morte de um bombeiro da corporação de Miranda do Corvo, no combate a um incêndio na Lousã.

Numa mensagem publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta, com profunda consternação, a morte de um bombeiro da corporação de Miranda do Corvo, que combatia, com a sua equipa, um incêndio na serra da Lousã”, distrito de Coimbra.

“Uma triste notícia e que representa uma perda profunda para quem tanto dá ao país”, lê-se na mensagem do Presidente, que já enviou as suas condolências à família e ao corpo de bombeiros de Miranda do Corvo.

O primeiro-ministro também já emitiu uma nota onde mostra “profundo pesar e consternação” que recebeu a notícia do “trágico falecimento do bombeiro voluntário José Augusto Dias”.

“À família e amigos do chefe José Augusto Dias e à corporação de bombeiros de Miranda do Corvo, apresento em meu nome e de todo o governo os sentidos pêsames.”, refere António Costa.

“Um abraço sentido a todos os que com o seu esforço e dedicação, todos os dias trabalham no combate às chamas, na defesa da floresta, das populações e de Portugal.”, acrescentou.