CentroTV

Bombeiros alemães realizaram intercâmbio com corporação de Penela

Uma delegação dos Bombeiros de Kandern, Alemanha, e o Corpo de Bombeiros de Penela, realizaram um intercâmbio entre 16 e 27 de agosto.

“Foram onze dias de partilha de conhecimentos e são convívio entre Matthias Meisenger, Dietmar Wieber e Christopher Barreca, da comitiva alemã e os Bombeiros Voluntários de Penela”, adianta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em comunicado.

Esta parceria surge na “sequência dos grandes incêndios de 2017, que face a algumas carências de equipamento do Corpo de Bombeiros na altura, exortou ao espírito de entreajuda dos bombeiros um pouco por toda a Europa, tendo os bombeiros de Kandern, respondido ”presente” o que motivou a doação de equipamentos de proteção individual, motobombas e espumífero”.

O intercâmbio centrou-se “essencialmente na missão operacional de combate em incêndios rurais, risco com o qual os bombeiros de Kandern não estão familiarizados. A comitiva teve a oportunidade de estar presente no combate ao incêndio rural que deflagrou na Aldeia de S. Francisco, Covilhã, em 25 e 26 de agosto, integrando o reforço do distrito de Coimbra neste incêndio com a presença de 22 corpos de bombeiros, 166 operacionais e 44 viaturas”.

Matthias, segundo comandante dos bombeiros de Kandern, manifestou o seu agradecimento pela “hospitalidade, sã camaradagem e competência técnica e operacional aos bombeiros de Penela”. Salientou que esta parceria e partilha de conhecimentos permitiu “sedimentar uma grande amizade e experiência em incêndios rurais, onde tudo é novo”.