CentroTV

Bombeiros de Mortágua e Penacova treinaram cenário de incêndio com explosão na barragem da Aguieira

O cenário era de um incêndio, seguido de explosão na subestação, no interior da infraestrutura, e um derrame de óleo para o rio.

Uma vítima de trauma para resgatar. Foi este o cenário criado num simulacro que visou testar os Planos, Interno e Externo, de Emergência do Aproveitamento Hidroelétrico da Aguieira (Barragem da Aguieira).

O objetivo foi o de “treinar a estrutura operacional dos Corpos de Bombeiros de Penacova e de Mortágua, em contexto real, a capacidade de intervenção conjunta e a capacidade de resposta a um incidente com estas caraterísticas e com esta especificidade”, adiantam hoje em comunicado os bombeiros de Penacova.

Trinta e três operacionais, apoiados por doze veículos e duas embarcações, num exercício que “permitiu a atuação conjunta e em simultâneo de equipas de Salvamento em Grande Ângulo, de Intervenção em Meio Aquático, de Emergência Pré Hospitalar e de Extinção de Incêndio, num conceito que não pretende apenas testar a componente técnica da intervenção, mas também, a capacidade de organização de gestão de uma operação desta natureza.Um balanço positivo, num cenário complexo que permitiu o treino conjunto de equipas dos dois Corpos de Bombeiros”.