A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure (A.H.B.V.S.) assinalou este domingo o seu 133.º aniversário, que contou com a presença da secretária de estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
“Foram inaugurados e benzidos quatro novos veículos a integrar a frota, das quais a viatura VDTD07 (transporte de doentes não urgentes) e a viatura ABSC02 (ambulância de socorro), foram adquiridos com o apoio do Município de Soure”, adianta hoje em nota a autarquia.
Nas comemorações destacaram-se as promoções a bombeiros de 3.ª, a bombeiros de 2.ª, a bombeiros de 1.ª e a subchefe, e a condecoração de vários operacionais por 5, 10, 15 e 20 anos de bom e efetivo serviço.
Já na Sessão Solene, foi entregue a Medalha de Quadro de Honra ao chefe Aníbal Lebre e, após a passagem ao Quadro de Honra da subchefe Rosário Cardoso, foi distinguida com a Medalha de Serviços Distintos Grau Cobre.
Foram atribuídas duas Medalhas de Reconhecimento Grau Ouro a dois elementos que integram a Fanfarra, José Lucas e Eduardo de Andrade, e ao suchefe Luís Andrade.
Por mais de 40 anos de serviço aos Bombeiros de Soure, foi entregue o Crachá de Ouro ao chefe António Lebre e ao oficial Manuel Castanheira.Também as funcionárias Carla Rodrigues e Alice Matias foram agraciadas com uma Medalha de Reconhecimento de Serviços Distintos Grau Prata, pelo seu trabalho diário há mais de 30 anos.
A Medalha de Reconhecimento de Serviços Distintos Grau Ouro foi entregue a “sete empresas que têm contribuído e apoiado a instituição. A AHBVS recebeu dois equipamentos DAE (Desfibrilhador Automático Externo), oferta de Suzana Redondo, e uma viatura VDTD17, oferta da empresa Ambipombal, sendo estas duas entidades benfeitoras agraciadas com a Medalha de Reconhecimento de Serviços Distintos Grau Ouro”.
A própria instituição, através do seu estandarte, recebeu a Medalha Comemorativa da Operação “Covid19 – Gratidão e Reconhecimento”, pelo trabalho extraordinário desenvolvido durante a situação pandémica, que foi colocado pela secretária de estado da Proteção Civil.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, enalteceu o “espírito nobre da instituição e dos seus elementos, referindo que a Autarquia tem estado ao seu lado e atenta às suas necessidades, inclusivamente aumentando o investimento e apoio concedidos, que não se extinguem unicamente no apoio à aquisição das novas viaturas”.
O Município de Soure “felicita todos os elementos do Corpo Ativo, Comando, Direção e Órgãos Sociais por mais um aniversário, congratulando-se com a vitalidade desta instituição concelhia e manifestando o seu incondicional apoio para a continuidade da missão desempenhada. Um bem-haja pelo vosso trabalho, esforço e dedicação”, diz a concluir.