CentroTV

Brasileiro Bruno Crivilin vence ao final dos dois dias de prova de enduro em Tábua

MK Makinas

Tábua recebeu no passado fim de semana (11 e 12 de março) a 3ª prova do Campeonato Nacional de Enduro CFL 2023, a primeira prova do ano de dois dias desta temporada. Numa organização da Mk Makinas sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal.

A prova teve 55 km´s totais de percurso, onde os pilotos disputavam ao cronometro 3 especiais de classificação, a Cross-Test (na pista do Pantanal – Circuito de Motocross em Midões) com 3,3 km´s, a Enduro-Test (em Tábua, na zona da Pedra da Sé) com 10 km e a Extreme-Test (no Espadanal, União de Freguesias de Ázere e Covelo), com 1,1 km´s.

MK Makinas

A Mk Makinas preparou um percurso espetacular, onde se destacam as especiais bem delineadas, com a Extreme-Test com uma dureza ímpar com zonas seletivas, uma Cross-Test muito divertida e intensa e por fim uma Enduro-Test digna de uma prova de nível mundial, oscilando entre zonas técnicas, zonas rápidas onde se destacava a resistência dos pilotos, sendo que compareceram a “jogo” em Tábua, 136 bravos pilotos.

Foi uma corrida com condições climatéricas para todos os gostos, chuva, nevoeiro e sol, com as características do terreno a variar entre lama escorregadio, terreno húmido com muita tração e no final ainda apanharam pó, proporcionando uma polivalência de sensações num fim de semana com dois dias de corridas distintos, mas sempre com as paisagens deslumbrantes que Tábua proporciona, com o Rio Mondego em pano de fundo.

MK Makinas

Desportivamente, os pilotos estrangeiros dominaram a prova, com o Brasileiro Bruno Crivilin (HONDA/LOUSAMOTOS), o Italiano Morgan Lesiardo (SHERCO PORTUGAL/ SPECIALTEST) e o Francês Julien Roussaly (SHERCO PORTUGAL/ SPECIALTEST) na categoria ELITE a fazerem uma corrida muito competitiva, mas o Brasileiro a levar a melhor no final dos dois dias de prova, com uma diferença de 53 seg. para o Italiano da SHERCO. André Sérgio (MOTO ESPINHA BETA PORTUGAL) em Beta, venceu a Classe OPEN, com Rui Fernandes (MOTODREAMS/SHERCOPORTUGAL) em Sherco na segunda posição e Francisco Leite (SHERCO PORTUGAL / MOTO DREAMS) em Sherco a fechar o pódio.

Na Classe reservada às senhoras, apenas Mariana Afonso (TEAM AFONSO MOTOS/MUNICíPIO VIANA DO CASTELO) concluiu a prova, ganhando a respetiva classe. Referencia para a outra participante desta classe, Rita Vieira, que não conseguiu concluir a prova.

O Espanhol Eloy Rodriguez (MOTOTERRA-GAS GAS) em Gas Gas venceu a classe Verdes, com André Reis (METALOCACHOEIRA/MOMENTO TT) também em Gas Gas na segunda posição e Tiago Sousa (BETA PORTUGAL | MOTO ESPINHA) a fechar o pódio.

Em Verdes1, André Reis (METALOCACHOEIRA/MOMENTO TT) em Gas Gas venceu a prova, Ricardo Mendes (LOUSAMOTOS) em Honda ficou em segundo, e João Moura (M2S CONSTRUçOES/MOTOR CLUBE DO MARCO) em Sherco fechou o pódio.

Na classe Verde2, Eloy Rodriguez (MOTOTERRA-GAS GAS) em Gas Gas levou a melhor, Tiago Sousa (BETA PORTUGAL | MOTO ESPINHA) em segundo e Fábio Magalhães (TEAM BIANCHI PRATA) em terceiro lugar. Nos Verdes3, José Silva (BETA PORTUGAL MOTO ESPINHA) em Beta ganhou a classe, com Jorge Araújo (PALHARES/CAF) Gas Gas em segundo lugar e João Afonso (TEAM AFONSO MOTOS/AC TERAPIAS) Sherco a fechar o pódio.

Fernando Ferreira (FANTIC PORTUGAL SPORTMOTOS FFRACING) em Fantic venceu a Classe Veteranos, Gil Carmo (LOUSAMOTOS/GóIS MOTOCLUBE) em Honda concluiu em segundo lugar e Nuno Pereira (RIVAIS DE MERITO) Rieju, fechou o pódio.

MK Makinas

Nos SuperVeteranos, Albano Mouta (A MADEIRAS MOTO MARIO MOTO3TEMPOS) Gas Gas venceu a classe, José Ferreira (MOTO3TEMPOS/TELEFINA) Ktm concluiu a prova em segundo, e Arsénio Miranda, Husqvarna encerrou o pódio.

Na classe promoção, no final dos dois dias de prova, Alexandre Santos (BOMCAR|MONTANHACLUBE/LOUZANPARK) em KTM, levou a melhor, ficando João Coutinho (XAVIMOTO) em Fantic no segundo lugar e em terceiro Tiago Sena (A COMARCATEAM) em KTM.

Já nos mais jovens, na classe Youth Cup, André Reis (METALOCACHOEIRA/MOMENTO TT) Gas Gas venceu a prova, com Paulo Ballas JR (MOTO PENEDDO) Sherco em segundo lugar. Na classe Hobby, Vicente Estrada (LA CABRA XTREME) Ktm venceu a corrida, João Garcia (TEAM 100% LAMBõES) em Yamaha terminou em segundo e Sandro Lopes (WARRIOS HARD ENDURO) em Sherco, fechou o pódio.

Também pontuável para os Troféus Sherco, Gas Gas e TM, os vencedores do 2º Enduro de Tábua, nos respetivos troféus, foram António Nobre (EXOTIK EVOLUTION / BAKERTILLY) 1º dia Sherco, Carlos Moita (CONSTRUçõES RICARDO MOITA UNIP LDA) 2º Dia Sherco, Eloy Rodriguez (MotoTerra), 1º dia GAS GAS, André Reis, 2º Dia Gas Gas, o Tabuense Rodrigo Albuquerque, 1º Dia TM, e Paulo Coimbra, 2º Dia TM.