CentroTV

Câmara Coimbra avança com estabilização de encosta na calçada de Santa Isabel

A Câmara Municipal de Coimbra consignou, hoje, a estabilização de uma encosta entre a calçada de Santa Isabel e o pátio de São Francisco à empresa Ancorpor – Geotecnia e Fundações, Lda., num investimento de 316.284,92 euros. O prazo de execução é de 150 dias.

A vereadora Ana Bastos, presente no Auto de Consignação da empreitada, alertou para a necessidade de esta intervenção ser realizada antes do “tempo de chuvas intensas”.

“Tendo por base a referida informação, e o significativo espaço temporal da presença deste talude sem registos de fenómenos de instabilidades globais, entende‐se haver apenas necessidade de proceder a um revestimento da superfície do talude para minimização dos problemas erosivos associados à exposição climatérica, consolidando a zona rochosa mais superficial face à presença de alguma fracturação”, pode ler-se na memória descritiva e justificativa do projeto.

Assim, a superfície do talude será revestida por betão projetado pregado, constituindo‐se este como uma barreira eficaz de proteção contra a erosão e as pregagens como um meio de fixação desse revestimento e de consolidação do maciço rochoso. “Em termos da rede hidráulica, o projeto prevê a execução de drenos, por forma a estabilizar os níveis freáticos que poderão sofrer alterações de funcionamento devido ao revestimento do talude”, pode ainda ler-se no mesmo documento, que acrescenta que “as águas pluviais com origem nesta plataforma a um nível superior, na base do talude, são conduzidas por gravidade por intermédio de caixas de visita e coletores até à caixa de saída de ligação ao coletor público”.