CentroTV

Câmara da Covilhã lança alerta à população por causa do incêndio

Foto: Marco Aurélio

A Câmara da Covilhã emitiu um comunicado à população por causa do incêndio da Serra da Estrela.

“Apesar de todos os meios e esforços não foi possível conter o fogo no alto do Sarzedo tendo o mesmo já passado para o lado da Atalaia/Gibraltar/Teixoso.Considerando que se trata de uma encosta com muitas casas dispersas, apelamos a toda a população que privilegie a sua segurança e integridade física”, refere a autarquia.

A situação em Orjais é “igualmente grave e Aldeia de Souto ainda não é segura”.

“Considerando a situação de incêndio e o muito fumo na atmosfera que afeta diretamente a qualidade do ar, apelamos à população para que não pratiquem atividades ao ar livre e, se possível, se mantenham em casa com as janelas fechadas”, sublinha o município.

As condições de combate “continuam muito adversas, nomeadamente o forte vento que se faz sentir”, salienta.

“Continuam no terreno, neste lado do incêndio no concelho da Covilhã, mais de 600 operacionais e 200 meios terrestres, acompanhados por meios aéreos para combater sem tréguas, numa luta desigual, esta tragédia que nos fustiga há mais de uma semana. Apesar de todos os esforços e meios no terreno, as aldeias de Orjais, Sarzedo e Aldeia de Souto e Atalaia ainda se encontram em risco”, realça ainda a edilidade.

“Reiteramos o apelo para que as populações que ainda se mantém próximas do incêndio, preservem acima de tudo a sua segurança e integridade física”, conclui.