CentroTV

Câmara da Lousã apoia munícipes na aquisição de medicamentos

A Câmara Municipal da Lousã continua, através do programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento, a apoiar a aquisição de medicamentos aos munícipes que se encontrem em comprovada situação de carência económica.

Em comunicado o município refere que “durante o ano de 2020 foram apoiados mensalmente 50 munícipes, num investimento total superior a 10 mil euros”, suportado em partes iguais pela autarquia e pelo Fundo Solidário ABEM que é composto por uma rede de parcerias, nomeadamente das farmácias portuguesas, que asseguram o circuito solidário do medicamento.

“Este apoio garante aos seus beneficiários o acesso a medicamentos prescritos por receita médica, sendo financiado o valor não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde”, acrescenta a autarquia.

“De acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, os beneficiários são indivíduos/famílias, cujo rendimento per capita é inferior ou igual a 30% do valor do IAS, ou seja, situações que se encontram no limiar da pobreza, agravado pelo facto de apresentarem problemas de saúde com despesas regulares em medicamentos”, afirma o município.