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Câmara da Lousã e Agrupamento de Escolas apostam no ensino da música

A Câmara da Lousã e o Agrupamento de Escolas da Lousã estão novamente a apostar no projeto Classplash no presente ano letivo, visando a promoção de competências musicais (ritmo, flauta bisel e composição) de forma lúdica, com a exploração de três aplicações digitais educativas, anuncia a autarquia.

O Município “oferece as licenças para poderem utilizar as aplicações a todas as crianças do 1.º Ciclo do Agrupamento e às turmas do 2.º Ciclo interessadas, num total de 757 alunos e 16 docentes”, refere o município em nota.

As 3 apps estarão disponíveis na plataforma Classroom, para ter acesso basta fazer download e seguir as instruções. Depois é só jogar em casa, preferencialmente em família!

“As 3 aplicações que estão disponíveis gratuitamente são: o “Rhythmic Village”, mais utilizado no 1.º e 2.º ano, um jogo rítmico que introduz à leitura das figuras rítmicas e a instrumentos de percussão; o “Flute Master”, o preferido do 3.º e 4.º ano, que desenvolve aptidões para a Flauta de Bisel e de leitura musical e o “Cornelius Composer”, com o qual professores e alunos podem facilmente compor música com software simples e fácil de usar”, salienta.

Estas aplicações são “ainda úteis para o ensino do uso adequado das tecnologias, para aprender a contar e recontar histórias e para a aprendizagem de idiomas, já que pode mudar a para inglês, alemão, espanhol, entre outras”.

Esta plataforma e as aplicações são desenvolvidas no concelho por uma equipa liderada pelo lousanense João Carlos Ramalheiro.