Como culminar da formação de português, língua de acolhimento, a Câmara da Lousã promoveu, na praia da Bogueira, em Casal de Ermio, um lanche convívio com a presença de cerca de 25 pessoas refugiados da Ucrânia, residentes no concelho da Lousã, à qual se associaram os técnicos dos vários serviços, que, ao longo destes meses, acompanharam o grupo, no seu processo de integração, nomeadamente da Câmara Municipal, IEFP – Centro de Formação de Arganil e Centro de Emprego da Lousã e da Segurança Social, bem como as intérpretes – com dupla nacionalidade ucraniana e portuguesa – Yuliya e a Ilona.
“Foi um momento de convívio e partilha gastronómica, em que os recém-chegados tiveram oportunidades de apresentar alguns sabores da Ucrânia, confecionados com ingredientes fornecidos pela Autarquia, e conhecer e degustar também alguns sabores da gastronomia portuguesa”, adianta a autarquia em nota.
“Além disso houve também a oportunidade de mostrar o conhecimento da aprendizagem da língua portuguesa, em palavras soltas, e em especial no agradecimento emocionado. No final foi partilhada a dor de deixar a Ucrânia, através da reprodução de um hino, que significa resistência e a luta pela liberdade”, salienta.
O processo de integração das pessoas refugiadas “continua em curso, estando neste momento a ser feitos contactos com as empresas locais na sentido de brevemente se concretizar a sua inserção profissional”, conclui