CentroTV

Câmara da Lousã reforça apoios no âmbito da ação social escolar

A Câmara da Lousã reiniciou o Projeto do Regime da Fruta Escolar, um “programa cofinanciado pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, que se destina aos alunos do 1º Ciclo e prevê a distribuição de uma peça de fruta duas vezes por semana”, sublinha a autarquia.

A autarquia “consciente da importância desta medida e no âmbito das políticas de educação e ação social escolar definidas no Concelho, alargou este projeto, há já alguns anos, a todas as crianças da Rede Pública do Pré-Escolar, tendo vindo a aumentar a oferta do número de peças de fruta por semana, sendo, neste momento, um programa de distribuição diária, isto é, 5 vezes por semana”.

O objetivo é “sensibilizar os alunos e as suas famílias, para a importância da fruta e da sua inclusão na alimentação diária e também contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das populações mais jovens”.

Este projeto insere-se num “conjunto mais alargado de ações que a Câmara Municipal da Lousã tem implementado no âmbito do Programa ‘Alimenta-te bem. Cresce saudável’, um programa que passa também pela qualidade alimentar nos refeitórios escolares, entre outras medidas de cariz mais regular ou pontual”.

Inserido no mesmo programa irá iniciar-se, a “partir do dia 26 de outubro, o fornecimento de lanches aos alunos do Pré-Escolar da Rede Pública que frequentam Atividades de Animação e Apoio à Família”.

Estes lanches, que irão “complementar o projeto de oferta de fruta, da Câmara Municipal, e do leite escolar, do Ministério da Educação, pretendem ser uma resposta para as crianças que estão mais tempo no Jardim de Infância e sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável”, conclui a câmara.