O município de Arganil deu início ao processo para assumir a gestão da Casa Florestal de Selada das Eiras, na freguesia de Folques, com o objectivo de recuperar este imóvel devoluto e convertê-lo numa unidade de turismo.
O projecto pretende “valorizar o património, promover os produtos locais e reforçar a atractividade turística do concelho”, adianta em nota a autarquia.
Para avançar com este processo, Arganil “tornou-se a primeira autarquia do país a submeter a Comunicação Prévia para a Transferência de Gestão de Património Imobiliário Público sem Utilização, utilizando a nova funcionalidade do Portal Imobiliário Público. O pedido foi formalizado na semana passada, numa sessão presidida pelo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes”.
O projecto prevê a criação de um ponto de promoção de produtos regionais, um posto de informação turística e unidades de alojamento, reforçando a oferta turística do território. A Casa Florestal de Selada das Eiras, composta por 10 divisões distribuídas por dois pisos, está estrategicamente situada na Estrada Municipal 544, uma das principais vias de acesso à Aldeia Histórica do Piódão.
O presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, destacou que a concretização deste projecto permitirá dinamizar a área envolvente, criando um ponto de paragem acolhedor para visitantes ao longo de todo o ano.
O autarca adiantou ainda o compromisso do Município com “a reabilitação do património e o desenvolvimento sustentável, que ajude a dinamizar a economia local, trazendo novas oportunidades para pequenos negócios e valorizando o comércio e os produtos da região”.
O investimento previsto para a recuperação da Casa Florestal de Selada das Eiras é de cerca de 75 mil euros.
Concluído este primeiro passo, o Município “aguarda agora a formalização da transferência do imóvel por parte do Estado, de modo a avançar com os trabalhos de reabilitação e concretizar a estratégia de valorização turística do património”.